Prontuário eletrônico pré e pós operatório
bariatrica
Procedimentos
Perineoplastia


É uma intervenção cirúrgica que visa reconstituir os músculos do períneo, localizado na zona íntima feminina. A perineoplastia é normalmente realizada em mulheres que tiveram laceração da musculatura da vagina, o que pode levar à incontinência urinária.

 

A laceração da musculatura da vagina leva à eliminação de urina aquando da realização de esforços físicos e é normalmente provocada por partos normais consecutivos. Isto porque, na altura do nascimento, os médicos obstetras podem cortar alguns músculos do períneo para o bebé sair com mais facilidade.

 

Por causa desse procedimento, a vagina fica um pouco mais alargada, ocasionando perda de sensibilidade por atrito e, por vezes, flatos vaginais, durante o ato sexual, o que pode, inclusive, dificultar o orgasmo na mulher. A laceração da musculatura da vagina também pode ser provocada pela velhice.

 

As queixas mais comuns das pacientes que sofrem de insuficiência perineal são a diminuição do prazer durante a penetração e a saída de ar ou urina durante ou logo após o coito, além de dor eventual consequente da penetração.

 

É uma cirurgia plástica realizada na parte externa da vagina. Trata-se de uma cirurgia simples, sem grandes complicações, realizada com recurso a anestesia local e sedação, fazendo com que o músculo volte a exercer as suas funções normais.

 

 

Cirurgia e Pós-operatório


A perineoplastia é feita sob anestesia geral e demora cerca de 60 minutos. A mulher deve ficar internada por aproximadamente 2 dias, se não houver complicação poderá voltar a ter relações sexuais dentro de 45 dias.

 

A recuperação é boa mas é um pouco demorada, pois o local ficará inchado por aproximadamente 1 mês e no pós operatório deve-se evitar banhos quentes muito demorados e o uso de medicamentos anticoagulantes. A troca do curativo externo deve ser feita sempre que necessário.

 

A paciente também deve evitar exercício físico e atividade sexual durante um mês, no entanto, uma semana após a intervenção, deverá poder voltar ao trabalho. Além disso, poderá esperar estar totalmente recuperada cinco semanas depois e ter como resultado uma vagina apertada e uma melhoria clara da sua vida sexual.

 



desenvolvido por:
ENDOCAD - Centro de Endoscopia e Cirurgia do Aparelho Digestivo
© 2021.Todos os direitos reservados.